» Aprenda a usar a casca e os talos de frutas e verduras e evite o desperdício - Programa Agrinho
Categorias:   Agricultura no dia a dia

Aprenda a usar a casca e os talos de frutas e verduras e evite o desperdício

Muitas vezes esquecemos que as cascas, talos e sementes de muitos alimentos podem ser usados no preparo de pratos gostosos e nutritivos, além de outros usos cotidianos que nem imaginamos.  Antes de jogá-los fora, que tal conhecer algumas receitas e dicas para fazer no dia a dia? As cascas e talos de muitas frutas e […]

Em 23/10/2014 às 07h30 por Douglas Medeiros:

Muitas vezes esquecemos que as cascas, talos e sementes de muitos alimentos podem ser usados no preparo de pratos gostosos e nutritivos, além de outros usos cotidianos que nem imaginamos.  Antes de jogá-los fora, que tal conhecer algumas receitas e dicas para fazer no dia a dia?

As cascas e talos de muitas frutas e legumes possuem mais vitaminas, fibras e minerais do que a sua polpa. Por isso, na cozinha não é preciso desperdiçar nada e tudo pode ser aproveitado.

1028_42

A casca de batata, mandioca, nabo e cenoura quando fritas podem se transformar em  deliciosos aperitivos. A casca de beterraba e os talos da couve flor podem virar um delicioso tempero para o feijão.

Muitas outras frutas como o mamão, banana, manga e goiaba servem como ingredientes de bolos ou deliciosas compotas doces. As cascas de banana e do abacaxi são muito utilizadas no preparo de farofas.

Além de aproveitar todas as partes dos alimentos, os restos das refeições também não devem ser desperdiçados. Arroz vira bolinho ou risoto, feijão vira tutu ou viradinho e o leite talhado se transforma em doce de leite.

1029_42

E não é só na culinária que podemos aproveitar estes resíduos. Todos eles podem ser usados como adubo na técnica de compostagem, as cascas de frutas cítricas na confecção de velas aromáticas e até para afastar mosquitos. A casca da laranja pode ser usada em substituição às pastilhas dos aparelhos repelentes.

E as possibilidades não param por aí. Alguns cientistas estudam o uso da casca de tomate, banana e maça como filtros naturais, sendo capazes de absorver as impurezas presentes na água. Olha quanta coisa a gente pode fazer antes de jogar no lixo grande parte dos alimentos!




Deixe uma resposta





Notícias relacionadas:


Todos os direitos reservados © 2013 - 2021
Desenvolvido por Agência WebFD