» Conheça algumas causas de problemas com o solo - Programa Agrinho
Categorias:   Sem categoria

Conheça algumas causas de problemas com o solo

Você alguma vez já se perguntou sobre a importância dos solos? Pois saiba que ele é importantíssimo para o meio ambiente, a agricultura e a sociedade. Afinal, grande parte das atividades humanas está envolvida com o solo – construção civil, tratamento de resíduos, produção de alimentos e tantas outras. Por ter importância fundamental no dia […]

Em 23/12/2014 às 14h00 por Douglas Medeiros:

Você alguma vez já se perguntou sobre a importância dos solos? Pois saiba que ele é importantíssimo para o meio ambiente, a agricultura e a sociedade. Afinal, grande parte das atividades humanas está envolvida com o solo – construção civil, tratamento de resíduos, produção de alimentos e tantas outras.

shutterstock_174839018

Por ter importância fundamental no dia a dia, torna-se necessário conhecer as atividades que causam problemas ao solo, assim como as maneiras de evitar que isso aconteça.

O que pode causar problemas ao solo?

shutterstock_122663665

– Remoção da camada nativa de vegetação: a exposição aos fatores climáticos aumenta a possibilidade de erosão.

– Arações e gradagens: o emprego frequente de procedimentos comuns na agricultura convencional pode ocasionar a pulverização do solo, ou seja, perda de estrutura.

– Queimadas: além de desestruturar, queimam a matéria orgânica necessária para a fertilidade natural do solo.

– Superdosagens de fertilizantes: a alteração do pH de forma inadequada deixa o solo tóxico e promove a salinização, dificultando ou mesmo impedindo o desenvolvimento das plantas.

– Revolvimento: durante o preparo do solo há perda de nutrientes nas camadas superficiais. Por serem as mais férteis, devido ao acúmulo de matéria orgânica, a produtividade agrícola pode ser comprometida.

– Compactação: a pressão intensa sobre a superfície do solo reduz os macropóros. Isso interfere diretamente em sua capacidade de absorver a água, facilitando processos erosivos.

Como evitar:

 shutterstock_211371337

Existem diversas técnicas que podem ser empregadas na preservação dos solos. Entre elas estão o plantio direto na palha, o pousio, a rotação de culturas, a manutenção da cobertura vegetal nativa e o manejo da pastagem em áreas de pecuária. Assim, garante-se uma menor degradação e a manutenção da qualidade dos recursos hídricos, contribuindo com a produtividade.




Deixe uma resposta





Notícias relacionadas:


Todos os direitos reservados © 2013 - 2021
Desenvolvido por Agência WebFD