» Conheça melhor as características do solo - Programa Agrinho
Categorias:   Sem categoria

Conheça melhor as características do solo

Em geral, as diferenças entre os tipos de solo são determinadas por suas características e propriedades. Algumas delas são fundamentais do ponto de vista ambiental e da agricultura. Cor: Relacionada ao material de origem e formação dos solos. Cores mais avermelhadas indicam uma formação em regime climático mais seco. Cores amareladas indicam que esta formação […]

Em 21/02/2015 às 11h12 por Douglas Medeiros:

shutterstock_243783016

Em geral, as diferenças entre os tipos de solo são determinadas por suas características e propriedades. Algumas delas são fundamentais do ponto de vista ambiental e da agricultura.

Cor: Relacionada ao material de origem e formação dos solos. Cores mais avermelhadas indicam uma formação em regime climático mais seco. Cores amareladas indicam que esta formação ocorreu em um regime mais úmido. Solos com cores pálidas, acinzentadas ou com pigmentações vermelhas e amarelas ao longo do perfil indicam saturação por água.

Hidromorfismo: Solo permanentemente ou sazonalmente saturado por água devido à superficialidade do lençol freático ou limitações de drenagem. Tem coloração pálida ou acinzentada, podendo apresentar mosqueados. Em razão da deposição de material orgânico, o solo fica muito escuro. Recomenda-se que este tipo de solo seja destinado à preservação, já que possui elevada fragilidade ambiental.

Tipos de solo abaixo do asfalto

Tipos de solo abaixo do asfalto

pH: o potencial hidrogeniônico indica o nível de acidez ou alcalinidade dos solos. Tem relação direta com a disponibilidade de nutrientes, e, portanto, com a produção agrícola. Solos ácidos podem ser facilmente corrigidos por meio da aplicação de calcário (calagem).

Textura: é definida pela proporção entre a quantidade de areia (partículas entre 0,05 mm e 2 mm), silte (partículas menores que 0,05 mm mas maiores que 0,002 mm) e argila (partículas menores que 0,002 mm). A relação entre essas classes de partículas determina a velocidade de infiltração e a capacidade de retenção da água do solo.

Solos avermelhados indicam uma formação em regime climático mais seco.

Solos avermelhados indicam uma formação em regime climático mais seco.

Atividade química: Definida pela capacidade de troca de cátions (CTC). Influencia a fertilidade e é importante do ponto de vista ambiental, já que desempenha um papel fundamental na retenção de nutrientes ou substâncias contaminantes.

Mineral x orgânico: a fase sólida do solo pode ser separada em fração orgânica e mineral. A primeira se concentra nas camadas mais superficiais do solo, em decorrência da decomposição de plantas e animais mortos. A fração mineral é formada pelo intemperismo do material de origem, que pode ser uma rocha ou outro material inorgânico. As duas frações são fonte de nutrientes para as plantas.




Deixe uma resposta





Notícias relacionadas:


Todos os direitos reservados © 2013 - 2021
Desenvolvido por Agência WebFD