» Mais do que nunca, precisamos falar sobre água - Programa Agrinho
Categorias:   Sem categoria

Mais do que nunca, precisamos falar sobre água

Nunca o centro produtivo do país havia enfrentado um problema de falta de água tão grande quanto o existente no atual momento. A crise hídrica na Grande São Paulo preocupa a população, a indústria e o agronegócio. Afinal, além da importância direta para o consumo humano, sua disponibilidade também está relacionada à produção de alimentos, […]

Em 19/02/2015 às 11h08 por Douglas Medeiros:

shutterstock_116621380
Nunca o centro produtivo do país havia enfrentado um problema de falta de água tão grande quanto o existente no atual momento. A crise hídrica na Grande São Paulo preocupa a população, a indústria e o agronegócio. Afinal, além da importância direta para o consumo humano, sua disponibilidade também está relacionada à produção de alimentos, energia e muitos produtos industrializados.

Segundo as projeções, este será um problema cada vez mais frequente, visto que o crescimento da população humana, associado a um grande aumento do consumo, determina novos patamares na demanda de recursos naturais e de produção de resíduos. Assim, a crise da água deve ser entendida como resultado de um processo inadequado de apropriação e uso dos recursos naturais, tendo como consequência a redução dos volumes, como é o caso da Cantareira.

A ONU estima que a população atual do planeta, de 7 bilhões de pessoas, possa atingir um número entre 8 e 11 bilhões até 2050. Tamanho crescimento na demanda exige que a humanidade adote uma forma mais racional de utilização dos recursos. Compreender a importância de se preservar a água em boa qualidade implica diversas ações fundamentais para que este fato se concretize. Para tanto, é preciso entender todo o ciclo da água no meio ambiente. Por meio deste ciclo é possível verificar a questão da disponibilidade e distribuição da água para todos os seus usos, seja no meio rural ou urbano.




Deixe uma resposta





Notícias relacionadas:


Todos os direitos reservados © 2013 - 2021
Desenvolvido por Agência WebFD