» O país do Carnaval e do futebol também é a terra da biodiversidade - Programa Agrinho
Categorias:   Sem categoria

O país do Carnaval e do futebol também é a terra da biodiversidade

Você sabe o que são Países de Megadiversidade? Segundo a Conservation International (CI), são as nações mais ricas em biodiversidade do mundo. Esta classificação leva em conta o número de espécies de plantas endêmicas e o número total de espécies de mamíferos, aves, rapteis e anfíbios Campeão absoluto de biodiversidade terrestre, o Brasil reúne quase […]

Em 16/01/2015 às 17h23 por Douglas Medeiros:

Você sabe o que são Países de Megadiversidade? Segundo a Conservation International (CI), são as nações mais ricas em biodiversidade do mundo. Esta classificação leva em conta o número de espécies de plantas endêmicas e o número total de espécies de mamíferos, aves, rapteis e anfíbios

shutterstock_19464268

Campeão absoluto de biodiversidade terrestre, o Brasil reúne quase 12% de toda a vida natural do planeta. Concentra 55 mil espécies de plantas superiores (22% do total mundial), 524 espécies de mamíferos, mais de 3 mil espécies de peixes de água doce, entre 10 e 15 milhões de insetos e mais de 70 espécies de psitacídeos (araras, papagaios e periquitos).

Uma das maiores razões para que isto aconteça reside no fato de o país apresentar regiões com diferentes zonas climáticas, variando entre trópico úmido, semiárido e áreas temperadas, gerando diversas zonas biogeográficas, tais como a Floresta Amazônica, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Campos Sulinos e Mata Atlântica.

shutterstock_154702181

Mesmo possuindo a maior biodiversidade do planeta em seu território, nos últimos anos o Brasil vem passando por uma grande degradação de habitats naturais e o desaparecimento de espécies. As maiores vítimas destes impactos ambientais são a fauna e a flora, que sofrem consequências agravantes devido à degradação dos ecossistemas e a desenfreada ocupação humana.

 

 




Deixe uma resposta





Notícias relacionadas:


Todos os direitos reservados © 2013 - 2021
Desenvolvido por Agência WebFD