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Obesidade infantil é coisa séria

Não importa a idade: uma boa alimentação é essencial para suprir as necessidades básicas do organismo e proporcionar um crescimento saudável. Isto é ainda mais importante quando falamos de crianças, já que nesta fase uma nutrição adequada em quantidade, qualidade e consistência tem papel determinante no desenvolvimento. Bons hábitos alimentares são importantes para evitar a […]

Em 16/12/2014 às 11h00 por Douglas Medeiros:

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Não importa a idade: uma boa alimentação é essencial para suprir as necessidades básicas do organismo e proporcionar um crescimento saudável. Isto é ainda mais importante quando falamos de crianças, já que nesta fase uma nutrição adequada em quantidade, qualidade e consistência tem papel determinante no desenvolvimento.

Bons hábitos alimentares são importantes para evitar a obesidade infantil, uma doença grave e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o principal desafio nutricional do século 21. Nos últimos 20 anos, o número de crianças tem aumentado consideravelmente no Brasil e no mundo. Para se ter idéia do tamanho do problema, estima-se que dois terços de todos os brasileiros estão com sobrepeso ou sofrem de obesidade.

Entre as consequências no organismo decorrentes do excesso de peso estão alterações nos níveis de colesterol, intolerância a glicose, apneia de sono e problemas cardíacos e ortopédicos. Além disso, pode provocar isolamento social, depressão, ansiedade e discriminação.

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Uma alimentação balanceada, incluindo proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas, pode fazer uma grande diferença. Aliada a exercícios físicos, ela representa uma excelente maneira de combater a obesidade infantil. Vale lembrar que crianças costumam imitar os pais em tudo o que fazem. Sendo assim, por que não aproveitar e promover uma mudança em seus hábitos alimentares, dando o exemplo e beneficiando também a sua saúde?

 

Confira algumas recomendações para adquirir hábitos alimentares mais saudáveis:

 

– Procure variar os alimentos de forma balanceada.

– Adote horários regulares para as refeições.

– Ofereça comida sempre fresquinha, logo depois de ter sido preparada.

– Mantenha o local onde a refeição é servida sempre limpo e organizado.

– Lave bem as verduras, legumes e frutas.

– Use o sal com moderação.

– Evite açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, principalmente nos primeiros anos de vida.




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