» Pesquisar ajuda o aluno a construir o próprio conhecimento - Programa Agrinho
Categorias:   Para o professor

Pesquisar ajuda o aluno a construir o próprio conhecimento

O dia a dia na sala de aula nos ensina muita coisa e, como educadores, aprendemos que a criança é cheia de curiosidade, buscando sempre entender o mundo à sua volta. Conhecer e descobrir são parte da natureza humana e a função do professor é justamente estimular esta disposição natural para a construção do conhecimento. […]

Em 15/10/2014 às 08h00 por Douglas Medeiros:

O dia a dia na sala de aula nos ensina muita coisa e, como educadores, aprendemos que a criança é cheia de curiosidade, buscando sempre entender o mundo à sua volta. Conhecer e descobrir são parte da natureza humana e a função do professor é justamente estimular esta disposição natural para a construção do conhecimento.

shutterstock_63297634 600

Uma das formas mais proveitosas para estimular o aprendizado é a pesquisa. Pesquisar instiga a resolução de problemas e ajuda o aluno a desenvolver o seu próprio saber, com senso crítico e criatividade, fatores essenciais para a transformação da sua realidade e do mundo ao qual pertence.

 E como trabalhar a pesquisa em sala de aula?

Ser professor é, antes de tudo, ensinar a aprender e é ser capaz de desenvolver a autonomia do aluno na busca das respostas para os problemas. Trabalhar a pesquisa em sala de aula implica em formular as questões certas e engajar o aluno na busca de suas respostas.

shutterstock_138573251 600

Pesquisar só se torna produtivo quando o tema é instigante e envolve não só o aluno como também o professor, transformando a tarefa em uma construção conjunta, coletiva. Nos materiais Agrinho você vai encontrar muitas dicas e sugestões para trabalhar com seus alunos em sala de aula. Não esqueça, porém, de:

– Se colocar como um verdadeiro guia em cada jornada lançada. Isso não significa dar as respostas prontas e sim mostrar os vários caminhos para encontrar a resolução de um problema.

– Pesquisar não é apenas encontrar as informações, mas principalmente saber interpretá-las. O aluno precisa juntar as novas informações ao saber que já carrega dentro de si, obtido por meio de suas experiências e observações. Só assim cria-se um saber novo.

– De nada adianta construir um conhecimento se ele não for devidamente compartilhado. Ensinar o aluno a apresentar as suas descobertas também é parte da atividade de pesquisa. Seminários, construção de cartazes e debates são ótimas maneiras de desenvolver esta habilidade nas crianças. Mãos à obra!




Deixe uma resposta





Notícias relacionadas:


Todos os direitos reservados © 2013 - 2021
Desenvolvido por Agência WebFD