» Programa Agrinho chega com novos materiais - Programa Agrinho
Categorias:   Agrinho No Seu Dia a Dia

Programa Agrinho chega com novos materiais

Renovados de 4 em 4 anos, os materiais do Agrinho chegam com novas temáticas e um eixo orientador que tem como base um dos assuntos mais discutidos atualmente: a sustentabilidade. Para tratar do tema, o professor Cleverson Andreoli, um dos coordenadores do processo de renovação do projeto, conta que a escolha dos autores foi essencial […]

Em 29/09/2014 às 17h35 por Douglas Medeiros:

Renovados de 4 em 4 anos, os materiais do Agrinho chegam com novas temáticas e um eixo orientador que tem como base um dos assuntos mais discutidos atualmente: a sustentabilidade. Para tratar do tema, o professor Cleverson Andreoli, um dos coordenadores do processo de renovação do projeto, conta que a escolha dos autores foi essencial para representar em situações cotidianas, o conteúdo teórico tratado em sala de aula.

Imagem 1 (1)

Integrar a relação entre cidade e campo também foi uma das preocupações na produção desse novo material. Nas palavras do coordenador: “Os conceitos adotados demonstram que as diversas configurações não podem ser vistas como espaços físicos, políticos e sociais antagônicos, mas ao contrário, demonstrar que a sustentabilidade é a base do desenvolvimento e que as atividades rurais e urbanas são intrinsecamente ligadas e complementares.”

A proposta pedagógica mantém como base os Temas Transversais, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), do Ministério da Educação: Meio Ambiente. Assuntos como sexualidade, ética, pluralidade cultural, trabalho e consumo foram atualizados, levando em consideração a linguagem e as demandas da sociedade.

Nos conteúdos, 10 capítulos foram incluídos no material técnico destinado aos professores e a questão cultural também foi ampliada, como mostra o tema “Arte em Todo Lugar”. O professor Cleverson Andreoli ainda conta que textos focados na área ambiental sobre biodiversidade, solos, resíduos sólidos, mudanças climáticas e a relação da água no ambiente urbano e industrial; foram alguns dos assuntos resgatados nos novos materiais do Agrinho.

Imagem 2

A atualização também inclui a produção de vídeos trazendo discussões sobre os temas tratados nos livros, além de novas abordagens pedagógicas, com brincadeiras e exercícios didáticos que acompanham o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

Na parte visual, os materiais estão ainda mais modernos, atrativos e interativos. São mais de 400 ilustrações mesclando diversas técnicas e conceitos para envolver os alunos e transmitir as teorias tratadas nos livros.  Em entrevista para o Boletim Informativo, revista do sistema Faep, a professora Joselma de Fátima Cordeiro Thonen, com 23 anos de magistério e há 14 anos trabalhando com o Programa Agrinho, conta: “as revistas dos alunos estão mais coloridas e muito atraentes; não apenas pelo novo visual, mas também pelo apelo que têm para o uso das tecnologias.”

Com o material totalmente reformulado, agora o próximo passo é mãos à obra e novos projetos nas escolas!

 




Deixe uma resposta





Notícias relacionadas:


Todos os direitos reservados © 2013 - 2021
Desenvolvido por Agência WebFD