» Quer melhorar a lavoura? Cuide das árvores! - Programa Agrinho
Categorias:   Sem categoria

Quer melhorar a lavoura? Cuide das árvores!

Preservar a floresta dá bons frutos. Foi o que concluiu um estudo realizado pela Embrapa. Após seis anos de análises, os pesquisadores concluíram que esta mudança de atitude traz melhores resultados no rendimento e qualidade das lavouras. De acordo com a pesquisadora Mariella Uzêda, a agricultura tradicional criou barreiras que acabaram reduzindo uma grande quantidade […]

Em 25/02/2015 às 15h03 por Douglas Medeiros:

shutterstock_104475683

Preservar a floresta dá bons frutos. Foi o que concluiu um estudo realizado pela Embrapa. Após seis anos de análises, os pesquisadores concluíram que esta mudança de atitude traz melhores resultados no rendimento e qualidade das lavouras.

De acordo com a pesquisadora Mariella Uzêda, a agricultura tradicional criou barreiras que acabaram reduzindo uma grande quantidade de espécies, muitas delas necessárias para o bom desenvolvimento da lavoura. Um bom exemplo são as vespas, que ajudam a polinizar os vegetais e controlam insetos-pragas.

O estudo foi baseado em três pilares: conhecimento da biodiversidade nativa, estudo das técnicas já existentes para a inserção de árvores na paisagem e adaptação das técnicas à realidade do agricultor, que não pode deixar de produzir e obter renda.

shutterstock_134014952

Os resultados foram comemorados pelos cerca de vinte agricultores participantes. Devido à maior produtividade na lavoura e melhora nas condições das nascentes, foi percebido um aumento na renda familiar. Uma mudança que favorece o agricultor e o meio ambiente. Ou seja, na qual todos saem ganhando.

Fonte: CicloVivo




Uma resposta para “Quer melhorar a lavoura? Cuide das árvores!”

  1. Neila disse:

    Vou trabalhar esse tema com meus alunos. Adorei.
    Aqui a visão que se tem que lavoura produtiva é lavoura limpa ” sem árvores”. temos que mudar essa visão urgente.

Deixe uma resposta





Notícias relacionadas:


Todos os direitos reservados © 2013 - 2021
Desenvolvido por Agência WebFD