» Sabia que o papel também pode ser produzido com cana-de-açúcar? - Programa Agrinho
Categorias:   Agricultura no dia a dia

Sabia que o papel também pode ser produzido com cana-de-açúcar?

Já parou para pensar quanto papel a gente utiliza no dia a dia? Pintar, escrever, recortar, estudar ou fazer arte. Seja na escola, em casa, no escritório ou nas indústrias, tudo gira em torno do papel. Com ele se faz embalagens, rótulos, revistas, livros e tantas outras coisas. O que você ainda não sabe é […]

Em 04/10/2014 às 08h00 por Douglas Medeiros:

Já parou para pensar quanto papel a gente utiliza no dia a dia? Pintar, escrever, recortar, estudar ou fazer arte. Seja na escola, em casa, no escritório ou nas indústrias, tudo gira em torno do papel. Com ele se faz embalagens, rótulos, revistas, livros e tantas outras coisas. O que você ainda não sabe é que ele pode ser feito da cana-de-açúcar. O Brasil é o principal produtor de cana-de-açúcar do mundo e a produção de papel “ecológico”, feito com o bagaço da cana, já é uma realidade. O melhor é que a sua produção ajuda a diminuir o corte de árvores, tem um custo menor, utiliza menos produtos químicos e ainda reaproveita partes da própria planta que antes eram descartadas.

shutterstock_114968284600

O bagaço da cana de açúcar é um composto fibroso resultante da produção das usinas de  etanol. Suas fibras possuem as características ideais para a produção de papel.

O processo de fabricação do papel ecológico é bastante semelhante ao do papel normal, mas ao invés de utilizar a celulose vinda da extração dos eucaliptos, são utilizados estes detritos restantes da produção das usinas de refinamento.

Não é só o papel que pode ser fabricado com a cana. Atualmente outros derivados, como o cimento e materiais para asfalto, estão sendo estudados e utilizados. É a agricultura no dia a dia de todos nós!




Deixe uma resposta





Notícias relacionadas:


Todos os direitos reservados © 2013 - 2021
Desenvolvido por Agência WebFD