» Velhinho, velhinho… Conheça mais sobre a história do algodão - Programa Agrinho
Categorias:   Agricultura no dia a dia

Velhinho, velhinho... Conheça mais sobre a história do algodão

Antes de falar sobre sua origem, vamos tentar entender como nasce o algodão. Você pode até não saber, mas ele nasce de uma planta que é considerada um fruto! As diferentes espécies nascem do gênero Gossypium e fazem parte da família Malvaceae. Um pouco complicado, né? Depois de várias etapas de crescimento, as fibras aparecem […]

Em 31/10/2014 às 16h30 por Douglas Medeiros:

Antes de falar sobre sua origem, vamos tentar entender como nasce o algodão. Você pode até não saber, mas ele nasce de uma planta que é considerada um fruto! As diferentes espécies nascem do gênero Gossypium e fazem parte da família Malvaceae. Um pouco complicado, né?

Depois de várias etapas de crescimento, as fibras aparecem em volta das sementes e o fruto se abre, podendo assim ser colhido manualmente ou com equipamentos especializados. Antes de processar as fibras para utilizá-las na fabricação dos tecidos, as sementes são retiradas e podem até virar um óleo comestível.

shutterstock_218953039

Todo esse processo de cultivo e utilização do algodão já tem mais de 7 mil anos! Lá no começo, o sul da Arábia, Egito, Sudão e parte da Ásia começaram a produzí-lo e utilizá-lo inclusive para fabricar papel. A civilização Inca, no Peru, foi uma das pioneiras a fazer isso aqui na América Latina.

No Brasil, registros mostram que os índios já cultivavam algodão antes do descobrimento do país, ou seja, há muito tempo atrás. Em 1760, os brasileiros já comercializavam o produto no Nordeste e exportavam para a Europa.

O algodão colorido também já existe há mais de 4.500 anos, mas por ter fibras pequenas e pouco resistentes, não era utilizado para a fabricação de tecido. Atualmente, isso mudou. Com processos de melhoramento genético, o algodão colorido já nasce muito mais forte e pode ser utilizado para a fabricação de roupas, sem ser necessário a adição de produtos químicos. Melhor para nós e para a natureza!

shutterstock_127061399

Apesar de ainda não ser reciclado, o algodão é um produto amigo do meio ambiente, pois seu processo de decomposição é muito rápido. Em apenas 3 meses, ele já está totalmente decomposto. Legal, não?

Você imaginava que ele era tão antigo assim?




Deixe uma resposta





Notícias relacionadas:


Todos os direitos reservados © 2013 - 2021
Desenvolvido por Agência WebFD